This user has not filled out their profile yet.

Polldaddy
Check out Polldaddy, the most easy-to-use survey software around. Start creating beautiful online surveys today.

Create an Online Survey

Em sua opinião qual das áreas abaixo deveria ser priorizada pelas Políticas Públicas para o Envelhecimento?

Posted 6 years.

3 Comments

  • VALDEMAR SOUSA - 1 year ago

    Já faz algum tempo que a EPIDEMIOLOGIA demonstra que a transformação da qualidade de vida e inclusive a mudança das pessoas idosas frágeis e dependentes ocorre em grande escala quando as políticas atingem todas as pessoas idosas para uma lógica da Promoção do Envelhecimento Ativo.

  • raquel Abrntes Pêgo - 5 years ago

    Saludar la iniciativa.
    Me parece que no se peude priorizar: al priorizar la prevención estaríamos curriendo en un problema de derechos humanos al no cuidar y asistir a a los enfermos. Lo que si priorizaria sería acciones de salud pública y asistenciales-clínicas en la comunidad.

    Felicitaciones a todos,

    Raquel Abrantes Pêgo

  • José Luiz Telles - 6 years ago

    Primeiro quero parabenizar toda a equipe responsável por esta iniciativa. Em relação à enquete, quero destacar que no estágio atual de desnvolvimento das políticas sociais para as população há uma imensa lacuna na área de atenção às pessoas que estão fragilizadas/dependentes. Essa área precisa ser priorizada nas políticas públicas, em especial, na saúde. Estive à frente da coordenação da saúde do idoso no Ministério da Saúde no período de 2005 a 2009. Neste período priorizamos ações de qualificação da atenção no nível primário, em especial articulando ações na política de saúde da família. Naquele momento, já identicávamos a precariedade de atividades de suporte familiar e institucional para o cuidado à pessoa idosa frágil. Infelizmente não fomos capazes de avançar muito nessa área principalmente pelas dificuldades que enfrentamos para realizar a necessária articulação entre a saúde e a assistência social.
    Para finalizar, não há contradição entre ações de promoção do envelhecimento saudável e ativo e ações voltadas para a população frágil. Entretanto, esta última tem um custo mais elevado e necessita de maior integração institucional. Oxalá a coordenação da Política Nacional do Idoso, agora sediada na Secretaria de Direitos Humanos, consiga essa mobilização institucional e social.
    Abraços a todos.
    José Luiz Telles

Leave a Comment

0/4000 chars


Submit Comment